Blog da Plimpo

Tarefas domésticas: como organizar a limpeza da casa

Tarefas domésticas são mais que um dever, é uma necessidade. Precisamos criar uma rotina limpeza doméstica, senão deixaremos para depois e será pior.

Não podemos deixar sempre para depois uma tarefa que deve ser prioritária em nossas vidas. Uma boa limpeza da casa é um sinal de que nos importamos conosco e com as pessoas que fazem parte de nossas vidas, ou seja, filhos, companheiro(a) e amigos.

O ideal seria que você contratasse uma diarista ou uma empresa especializada em limpeza doméstica para limpar sua casa por completo. Mas se isso não for possível no momento, procure organizar a arrumação e a limpeza, seguindo alguns passos que facilitarão essas tarefas.

 

Leia também:
Limpeza de piso: confira como fazer corretamente

 

Como organizar as tarefas domésticas

Planeje a limpeza – Antes de qualquer coisa é importante saber o que você pretende: Vou limpar a casa inteira ou dar somente uma faxina rápida? Qual é o tempo que eu tenho para a tarefa? Vou contar com a ajuda de alguém? Respondidas essas perguntas, mãos à obra!

Itens de limpeza – Tenha sempre por perto os acessórios e produtos de limpeza (vassouraaspirador de póespanadorrodo Moppanos, limpador multiuso, desinfetante, alvejante, detergente neutro etc.) que você vai utilizar. O serviço fica muito mais ágil, se esses itens estiverem reunidos todos em um só lugar, de fácil acesso.

A ordem das tarefas – Procure trabalhar de trás para frente da casa, varrendo e aspirando todos os cômodos primeiro. Concentre-se, em seguida, em cada cômodo (comece pelos quartos, depois a sala), tirando a poeira de móveis, portas, rodapés, tomadas e interruptores.  Na sequência, limpe as janelas (esquadrias e vidros). Finalize o trabalho, limpando a cozinha e o banheiro.

Um pouco todos os dias – O ideal é que você faça a limpeza da casa de forma gradativa, um pouco por dia, evitando acumular serviço. Mas, mesmo que você faça isso, vai chegar um momento em que precisará encarar uma limpeza mais pesada e completa de sua casa.

limpeza das janelas da casa deve começar pelas esquadrias. Passe o aspirador de pó entre as frestas e um pano umedecido com limpador multiuso por toda a esquadria. O vidro deve ser limpo por fora e por dentro com um pano também umedecido com limpador multiuso. Em seguida, passe uma folha de jornal na superfície para retirar o excesso. Isso evitará que o vidro fique manchado.

Com o aspirador de pó retire a poeira do sofá, das almofadas e do tapete. Seja cuidadoso quanto aos cantos menos visíveis. Passe um pano de microfibra sobre os móveis, eletrodomésticos e objetos de decoração para retirar o pó acumulado.

Finalize a limpeza do chão, que já deve estar varrido e aspirado, com um pano de microfibra umedecido ou com a vassoura MOP, que também poderá estar umedecida. Curtiu a dica?

Está cansada e pensou em contratar uma diarista? Baixe nosso Ebook Como Contratar Diarista para não cair nos erros mais cometidos.

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
× Fale conosco!