Procedimentos bancários, mapas, aplicativos de taxi e motorista particular, pedidos de comida, busca de relacionamentos, entre tantas outras atividades. Atualmente você pode fazer quase tudo com apenas alguns toques no seu celular. E a busca por empregadas domésticas e, até mesmo, diaristas, também está mudando e se tornando mais fácil.
Leia também:
Limpeza de piso: confira como fazer corretamente
Arrumar a casa: por onde começar?
Contratar diarista online: veja as vantagens
Sites e apps para contratar serviços domésticos
Atualmente, a indicação de trabalhadores domésticos por parte de amigos e familiares está cada vez mais difícil. E, talvez essa esteja sendo uma das grandes causas na dificuldade pela busca de profissionais.
As agências físicas que oferecem os serviços de empregadas, diaristas, babás, jardineiros, motoristas, etc. continuam no mercado, mas outra forma de busca tem adquirido cada vez mais adeptos. São os sites e apps especializados na contratação ou mediação entre patrão e empregados domésticos.
Sites como Blumpa e EasyQasa são plataformas digitais que conectam e fazem o meio de campo entre quem quer contratar e quem quer trabalhar, tornado o processo de seleção e contratação muito mais simples, rápido e seguro.
Sim, é seguro. Os profissionais domésticos cadastrados nos sites passam por entrevistas e testes e cadastram suas referências de trabalho.
Já o app Doméstica & Cia é uma a ferramenta que permite que você tenha uma visão real dos gastos envolvidos na contratação dos empregados domésticos, permitindo a simulação das despesas totais com diferentes salários e benefícios.
O portal eSocial é uma opção para que o empregador doméstico consiga cumprir com suas novas obrigações. E o Lalabee ajuda a controlar a jornada do empregado doméstico via celular, evitando o pagamento de horas extras com a compensação de jornada automática, resolve cálculo de férias, 13º salário, rescisão, RDT, FGTS e até a guia de recolhimento do eSocial DAE.
Outras facilidades pela internet
E não é só na hora de contratar que a tecnologia está facilitando o meio de campo não. Com as leis mais rígidas, impostas pela PEC das domésticas, e os direitos dos trabalhadores domésticos equiparados aos dos demais trabalhadores formais, os patrões precisam ficar mais atentos a algumas exigências como, por exemplo, o registro de ponto das funcionárias.
E por falar nesse registro, ele precisa ser muito bem feito e controlado, pois agora as empregadas domésticas têm direito a hora extra e adicional noturno. Já pensou como você vai fazer isso? Se pensou em folha de ponto, esqueça!
Sites e apps já disponibilizam essa atividade de forma simples e segura, via internet.
Um deles é o MobPonto no qual a empregada doméstica marca seu ponto em qualquer aparelho celular e as informações são passadas diretamente para o site, que você pode acessar de qualquer lugar onde estiver, via internet.
É um mecanismo muito eficiente que ajuda no gerenciamento e controle das horas trabalhadas
Os apps “Ponto Domestico” e “Relógio Conta do Lar” são outras plataformas que oferecem o mesmo serviço de registro de ponto online.
Já não tem mais desculpas de falta de tempo para não ter sua empregada doméstica. E se você estiver com dificuldade de controlar as finanças, basta procurar que vai encontrar um app certo para ajudar a organizar suas contas e pagamentos!