Blog da Plimpo

Organize a rotina de limpeza da sua casa

Organizar a rotina de limpeza da nossa casa faz com que o nosso ambiente fique ainda mais com a nossa cara. Nossa casa é o espelho de quem realmente somos e diz muita coisa sobre a nossa personalidade e estilo.

 

Ou seja, se a casa estiver bagunçada, com tudo fora do lugar, é bem provável que o dono tenha alguma dificuldade na gestão do tempo, no seu dia a dia. Por outro lado, se você encontrar um local que transpire organização, com cada coisa em seu lugar , um ambiente agradável, com aquele cheiro de limpeza no ar, pode apostar que o morador transmite confiança, é receptivo e organizado em tudo o que faz.

Portanto, se você deseja levar organização para sua vida, comece por sua residência. Exercite manter a casa sempre limpa e arrumada. Isso acabará se refletindo em todas as coisas que você faz. Reserve alguns minutos diários para planejar e executar algumas tarefas, que são essenciais para que você comece a controlar sua rotina ao invés de ser controlado por ela.

O importante é dar o primeiro passo. Não seja afobado(a). Faça tudo de forma pensada, sempre com olhos nos resultados. Lembre-se: ser organizado é melhorar o jeito como você conduz a vida, tornando-a mais eficiente.

 

Leia também:
Limpeza doméstica: não fique sem um cronograma!
PEC das Domésticas: saiba o que mudou
Contratar diarista vale a pena?

 

Passo a Passo

Pela manhã, acorde já pensando nas coisas que você precisa fazer para organizar sua casa ou, pelo menos, mantê-la organizada.

Quarto

A primeira tarefa do dia é fazer a cama. Estenda o lençol, cubra-o com uma colcha e ajeite os travesseiros. Essa deve ser uma tarefa sua, de seu companheiro(a) e de seu(s) filho(s). Não deixe de ensinar aos pequenos essa responsabilidade, pois é, sem dúvida, uma boa lição de organização.

Guarde o que estiver fora do lugar em seu quarto (sapatos, roupas, acessórios etc.). Outra coisa importante é organizar o guarda-roupas. Separe as peças por categorias (blusa com blusa, short com short etc.) e dobre as peças que vão para as gavetas. Faça o mesmo com a roupa que será pendurada.

Banheiro

Por mais que pareça uma coisa sem importância, é muito comum (principalmente para os homens) que as pessoas deixem a escova de dente fora do lugar e o creme dental destampado após a escovação. Procure criar o hábito, que é um dos mais simples, de guardar sua escova de dente no armário do banheiro, ou em um recipiente apropriado, e tampar o tubo de creme dental.

Outra situação bastante corriqueira é jogarmos a toalha de banho molhada em qualquer canto (na cama, na pia do banheiro, no sofá, na cadeira etc.). Pense um pouco: não custa nada pendurá-la no varal de roupas depois de enxugar o corpo, não é? Ela secará mais rápido, sem ficar com aquele cheiro de molhado horrível!

Sala

Procure não acumular coisas demais em sua sala. À noite, antes de ir dormir, é importante que você gaste alguns minutos guardando o que estiver fora do lugar.

Escolha, racionalmente, os objetos que vão decorar e compor o ambiente, pois um local “carregado demais” dá a impressão de que você é inseguro em relação aos elementos que podem ou não combinar entre si ou com o espaço disponível. E isso é sinal de desorganização.

Estantes, suportes de objetos nas paredes ou nos cantos, racks, mesa de centro etc. são algumas das opções de móveis que ajudam na organização da sala. Não deixe de pesquisar e planejar o que você vai colocar sobre eles.

Cozinha

Ao final do dia é essencial que a cozinha esteja limpa. Crie o hábito de lavar a louça após as refeições, para não acumular pratos, talheres e vasilhames sujos sobre a pia e bancada. Não se esqueça: a cozinha e a sala são os cartões de visita de sua casa. A primeira impressão é a que fica!

Dicas rápidas:

  • Estipule um tempo para cada atividade que fizer. Use um cronômetro. Sempre que baixar esse tempo, sem diminuir a qualidade, você ganha um ponto.
  • Tenha sempre à mão telefones que possam facilitar sua vida: farmácia, delivery, supermercado, gás etc.
  • Faça listas de atividades importantes que você pode esquecer se não anotar.
  • Antes de dormir, planeje o dia seguinte. Anote as tarefas, não só para a organização de sua casa, mas também para a organização de sua rotina de vida (banco, médico, academia, datas especiais etc.).
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
× Fale conosco!