Blog da Plimpo

Limpeza doméstica: não fique sem um cronograma!

Com um cronograma de limpeza doméstica, mesmo que você não tenha uma empregada ou uma diarista, fica muito mais fácil manter a sua casa bem cuidada.

Muitos consideram que fazer a faxina de uma vez só é menos eficiente do que limpar a casa aos poucos. Na faxina, existe o risco de esquecer um cantinho do quarto do casal ou a parte interna do micro-ondas, por exemplo.

 

Leia também:
Quanto custa uma faxina diária?
Arrumar a casa: por onde começar
Como arrumar a casa rápido para receber uma visita inesperada

 

Ao montar um cronograma de limpeza doméstica, a possibilidade de não fazer a limpeza de forma adequada é praticamente nula. Uma boa dica é fazer uma lista de ações que precisam ser feitas diariamente. Separe em tarefas a serem feitas por você e feitas pela diarista.

Podem fazer parte dessa lista diversas iniciativas, como trocar as lixeiras, fazer a limpeza da pia do banheiro, dar aquela varrida no chão da cozinha, jogar fora o que está espalhado pela casa e não tem mais utilidade, limpar a pia da cozinha, levar o lixo para o depósito do condomínio ou da rua, entre outras. Logicamente, você pode alterar as atividades diárias, de acordo com o seu tempo e prioridades.

Limpeza Doméstica Semanal

Nem tudo precisa ser limpo todos os dias.  Portanto, é possível fazer um cronograma de limpeza doméstica por dia da semana. Com isso, você pode organizar melhor as tarefas de casa com os demais compromissos do cotidiano.

Ter uma lista de atividades domésticas semanal é uma boa alternativa. Assim você poderá se cansar menos e unir qualidade de vida com praticidade. Deixando um pouco a argumentação de lado, vamos para o que te interessa. O cronograma de ações por dia da semana.

Na segunda-feira, recomendamos dar aquela limpeza especial na geladeira com uma esponja ou um pano macio. Antes disso, retire todos os itens e descarte os que estão vencidos. Na terça-feira, o ideal é varrer os banheiros e a sala, retirar o pó das mesas e passar pano úmido em locais importantes da residência (cozinha, sala e banheiros).

Já estamos na quarta-feira. Nesse dia, não deixe de varrer e de passar pano úmido nos quartos.  A quinta-feira deve ser destinada a limpar o fogão e os tapetes. Deixar tapete sujo é péssimo para quem tem filhos com alergia e é sinônimo de dor de cabeça.

Quase lá

Estamos quase acabando o nosso cronograma de limpeza doméstica. Na sexta-feira, é bom trocar as toalhas de mesas e de banho e a roupa de cama, além de fazer uma boa limpeza nos banheiros.

No sábado, é legal passar o aspirador de pó pela casa. Também colocar a roupa suja para lavar e limpar o micro-ondas e o fogão. No domingo, é bom descansar e rever se o cronograma para manter a casa bem conservada está dando certo.

Acreditamos que a organização é um fator essencial para você tornar o seu lar mais limpo e agradável para se viver. Não esqueça que uma diarista poderá diminuir ainda mais o seu trabalho para deixar seu lar limpinho. Ou como falamos por aqui: plimpinho!

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
× Fale conosco!