Blog da Plimpo

Limpar a casa: recomendações para uma boa limpeza residencial

Limpar a casa é mais que uma dever, é uma necessidade. Não podemos deixar sempre para depois uma tarefa que deve ser prioritária em nossas vidas.

Você poderia se perguntar: por que isso é tão importante? Antes de tudo, porque necessitamos viver em um ambiente saudável, onde não estejamos expostos a microrganismos nocivos à nossa saúde e à de nossa família.

Em ambientes com poeira, por exemplo, a chance de desenvolver ou piorar problemas respiratórios, como a rinite alérgica, a bronquite ou a asma, é muito maior. Se houver muito lixo acumulado ou restos de comida pelos cantos, podem aparecer insetos e roedores, que ameaçam a saúde dos moradores com doenças diversas.

Em tempos de dengue e zika, todo cuidado é pouco para manter a casa sempre limpa e livre de focos do mosquito aedes aegypti.

Uma boa limpeza da casa é, portanto, um sinal de que nos importamos conosco e com as pessoas que fazem parte de nossas vidas, ou seja, filhos, companheiro(a) e amigos.

 

Leia também:
Limpeza residencial: tudo o que você precisa saber
Contratar diarista online: veja as vantagens
Como limpar micro-ondas?

 

O ideal seria que você utilizasse os serviços de um profissional ou de uma empresa especializada em limpeza doméstica para limpar sua casa por completo, mas se isso não for possível no momento, procure organizar a arrumação e a limpeza, seguindo alguns passos que facilitarão essas tarefas:

Planeje a limpeza –  Antes de qualquer coisa é importante saber o que você pretende: Vou limpar a casa inteira ou dar somente uma faxina rápida? Qual é o tempo que eu tenho para a tarefa? Vou contar com a ajuda de alguém? Respondidas essas perguntas, mãos à obra!

Itens de limpeza – Tenha sempre por perto os acessórios e produtos de limpeza (vassouraaspirador de póespanador, rodo Moppanos, limpador multiuso, desinfetante, alvejante, detergente neutro etc.) que você vai utilizar. O serviço fica muito mais ágil, se esses itens estiverem reunidos todos em um só lugar, de fácil acesso.

A ordem das tarefas – Procure trabalhar de trás para frente da casa, varrendo e aspirando todos os cômodos primeiro. Concentre-se, em seguida, em cada cômodo (comece pelos quartos, depois a sala), tirando a poeira de móveis, portas, rodapés, tomadas e interruptores.  Na sequência, limpe as   janelas (esquadrias e vidros). Finalize o trabalho, limpando a cozinha e o banheiro.

Um pouco todos os dias – O ideal é que você faça a limpeza da casa de forma gradativa, um pouco por dia, evitando acumular serviço. Mas, mesmo que você faça isso, vai chegar um momento em que precisará encarar uma limpeza mais pesada e completa de sua casa.

limpeza das janelas da casa deve começar pelas esquadrias. Passe o aspirador de pó entre as frestas e um pano umedecido com limpador multiuso por toda a esquadria. O vidro deve ser limpo por fora e por dentro com um pano também umedecido com limpador multiuso. Em seguida, passe uma folha de jornal na superfície para retirar o excesso. Isso evitará que o vidro fique manchado.

Com o aspirador de pó retire a poeira do sofá, das almofadas e do tapete. Seja cuidadoso quanto aos cantos menos visíveis. Passe um pano de microfibra sobre os móveis, eletrodomésticos e objetos de decoração para retirar o pó acumulado.

Finalize a limpeza do chão, que já deve estar varrido e aspirado, com um pano de microfibra umedecido ou com a vassoura MOP, que também poderá estar umedecida.

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
× Fale conosco!