Blog da Plimpo

Cachorro em casa: manter a casa limpa exige cuidados especiais

Um cachorro em casa significa a garantia de bons momentos de lazer. Mas ter um animal de estimação dentro do seu lar requer alguns cuidados especiais.

O primeiro passo para manter a casa limpa com cachorro é educá-lo logo que ele chega ao novo lar. Mostre onde devem ser feitas as necessidades e indique os locais onde o cão pode transitar pela casa. Faça isso falando com firmeza e calma, se usar um tom agressivo pode assustar o animal.

Se perceber que o cachorro não está te obedecendo, não se esqueça de mostrar qual é o procedimento correto. Isso deve ser feito na hora em que acontece o erro, porque deixa mais clara para o seu cãozinho a maneira adequada de se comportar.

 

Leia também:
Quanto custa uma faxina diária?
Produtos de limpeza caseiros: faça você mesmo!
Tarefas domésticas: como organizar a limpeza da casa

 

Cheiro ruim

Quem frequentou uma casa ou apartamento com cachorro, provavelmente, já sentiu um odor desagradável. Para evitar que esse tipo de problema ocorra na sua residência, a dica é usar um banho seco para limpar o animal. Essa ação consiste em usar uma mistura com vinagre de maçã, álcool e água morna. O ideal é passá-la em todo o corpo do bichinho.

Em seguida, utilize uma tolha seca e um secador. Dessa forma, você impede aquele famoso cheiro de “cão molhado”, que não é nada agradável. Além de não deixar odor no animal, esse tipo de banho não provoca alergia, sendo bastante recomendado para os que se esforçam em deixar a casa limpa, mesmo com um cachorro.

De olho na tosa

Se você quer deixar a sua residência livre de pelos do seu animal de estimação, mantenha a tosa sempre em dia. Dependendo da raça, é comum que muitos pelos soltem e se espalhem pela casa. Outra recomendação para evitar o excesso de pelos é fazer a escova no sentido oposto ao do crescimento dos fios. Assim, você consegue tirar os que já estão soltos. Embora não diminua a queda, impede que os pelos estejam em todos os cantos do seu lar.

Caso seja possível, dê uma boa ração para o seu cãozinho. Segundo veterinários, a medida contribui bastante para melhorar a pelagem e reduzir a queda.  Para retirar os pelos dos tapetes e dos sofás, é bom utilizar o tradicional aspirador de pó. Em relação aos pisos, o ideal é varrer, pelo menos, duas vezes por dia. É fácil perceber que manter a casa limpa com cachorro dá bastante trabalho.

Boas maneiras

É muito comum vermos pessoas comprando um filhote de cachorro para deixar o lar ainda mais animado. Nesse caso, a fase de aprendizado de boas maneiras deve ser executada com muito cuidado. Aos poucos, mostre para o bichinho os locais onde ele pode brincar, dormir e comer.

Se o cãozinho fez xixi o cocô numa área inadequada, aponte o local certo e limpe bastante a região para que o erro não se repita. Caminhar com o animal, limpar o local onde ele dorme e abrir as janelas, principalmente, na parte da manhã, são outras ações importantes para evitar o odor desagradável e deixar a  casa limpa com cachorro.

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale conosco!