Blog da Plimpo

10 dicas de como contratar diarista

Após a aprovação da PEC das Domésticas, o número de diaristas cresceu. Leia aqui 10 dicas rápidas de como contratar diarista.

Seja por falta de conhecimento para se adequar a nova lei de contratação das domésticas ou por indisponibilidade de arcar com as novas despesas, muitas famílias estão optando por contratar diaristas para dar aquela ajeitadinha na casa. Mas você sabe tudo sobre como contratar diarista?

 

Leia também:
Diaristas: 10 dicas para contratar uma
Limpar a casa: recomendações para uma boa limpeza residencial

 

10 dicas rápidas de como contratar diarista:

  1. diarista é uma profissional autônoma que exerce, eventualmente, sua atividade profissional de forma remunerada, mas sem relação empregativa, para uma ou mais pessoas.
  2. Para ser considerada diarista, a profissional deve prestar seus serviços por no máximo dois dias na semana em uma mesma casa.
  3. A PEC das domésticas não se aplica às diaristas. Quando se contrata uma diarista não há a obrigação de assinar a carteira profissional e, por isso, não é necessário arcar com as contribuições previdenciárias e outros benefícios como: repouso semanal, 13º salário, férias anuais, vale-transporte e aviso prévio.
  4. É bom ficar atento à lei para evitar problemas futuros. Quando uma mesma diarista trabalha frequentemente para mais de uma residência de pessoas da mesma família, é aconselhável que você indique (ou ela procure), pelo menos, mais uma casa de alguém que não seja da sua família para trabalhar também. Quando o trabalho passa a ser contínuo é considerado vínculo empregatício.
  5. Pague o valor da diária no mesmo dia em que o serviço for realizado e, se puder, faça um recibo.
  6. diarista é mais recomendada para pessoas que moram sozinhas, casais ou pequenas famílias que precisam apenas de uma ajudinha extra para colocar ordem na casa.
  7. Uma das desvantagens da diarista é que, como não existe um vinculo empregatício, ela pode deixar de prestar seus serviços a você a qualquer momento e, até mesmo sem avisar. A vantagem é que você também pode fazer o mesmo.
  8. No dia anterior à visita da sua diarista, tente organizar um pouco a sua casa, guardando os objetos espalhados. Assim, ela pode focar o trabalho na limpeza pesada e não precisa perder muito tempo organizando os objetos.
  9. Algumas tarefas domesticas não exigem que sejam feitas todas as semanas, então estabeleça um rodízio de afazeres. Para facilitar, organize as tarefas daquele dia ou daquela semana em um papel e deixe em um local de fácil acesso para que a diarista possa conferir.
  10. Você, mais do que ninguém, deve saber exatamente aqueles cantinhos que acumulam mais poeira e sujeira. Então, sempre verifique se a diarista está limpando bem e, se alguma coisa não está do seu agrado, corrija o erro de maneira educada e paciente para evitar que ele se repita. E na próxima vez ressalte esses espaços na lista de afazeres.

E, claro, não esqueça que deve haver sempre o respeito no convívio de vocês. Não eleve o tom de voz com a sua diarista e jamais a trate de maneira ofensiva, exigindo que o mesmo aconteça para com você.

Também é importante buscar por referências. Assim você fica mais tranquilo em relação à qualidade do serviço, o desempenho e honestidade da diarista. Você também pode contratar diarista através de uma plataforma que reúne diarista confiáveis e a preço justo.

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
× Fale conosco!